segunda-feira, 21 de junho de 2010

Falar Sobre Tribos Urbanas 2ª Parte (Punks)

Punk Rock

Informações gerais


Contexto cultural
Metade dos anos 70;EUA, Reino Unido, Austrália e pequenas cenas locais ao redor do mundo.
Instrumentos típicos
Guitarra - Baixo - Bateria - Voz;Ocasionalmente usa outros instrumentos.



Popularidade
Topo das paradas britânicas no final dos anos 70;Sucesso comercial internacional do pop punk e ska punk, em meados dos anos 90.


Formas derivadas
New Wave - Pós-Punk - Rock Alternativo


Subgêneros
2 Tone · Anarco/Peace punk · Art punkCeltic punk · Cowpunk · Crust punkDance-punk · Folk punk · Garage punkGaelic punk · Glam punk · Gypsy punkHardcore punk · Horror punk · Nazi punkNew Wave · No Wave · Noise rockPop punk · Positive punk · Pós-punkPsychobilly · Punk blues · Punk cristãoPunk jazz · Punk Pathetique · R&B punkReggae punk · Riot Grrrl · Ska punkSkate punk · Street punk/Oi! · SynthpunkStraight edge


Gêneros de fusão
Ska 2 TonePsychobillyPop punkSka punkFolk punkCeltic punkDeathrockCowpunk • Anti-folk • Avant-punk • Chicano punk • Gaelic punk • Gypsy punk • Punk blues • Punk jazz
Cenas regionais
ArgentinaAustráliaBélgicaBrasilCalifórniaFrançaAlemanhaEspanhaUruguaiIugoslávia


Outros tópicos
ProtopunkCultura punkMúsica punkModa punkBandas de punk rock
Punk rock é um movimento musical e cultural que surgiu em meados da década de 1970, que tem como principais características músicas simples (que geralmente não passam de três ou quatro acordes), rápidas e agressivas, temas que abordam idéias anarquistas, niilistas e revolucionárias, ou sobre problemas políticos e sociais como o desemprego, a guerra, a violência, ou em outros casos, letras com menos conteúdo político e social, como relacionamentos, diversão, sexo, drogas e temas do cotidiano. O visual agressivo, que foge dos padrões da moda, a filosofia "faça-você-mesmo" e as atitudes destrutivas também são outras características do punk.


Suas raízes tem origens nos Estados Unidos, com bandas como New York Dolls, Stooges, MC5, Dictators e Ramones. Mais tarde o estilo se popularizaria na Europa e teria inúmeras bandas representando-o, como o The Clash, Sex Pistols, The Damned, U.K. Subs, Eddie & The Hot Rots, Wire e The Stranglers na Inglaterra; Stiff Little Fingers e The Undertones na Irlanda; The Dogs, Stinky Toys e Métal Urbain na França; Male e Mittagspause na Alemanha; The Kids na Bélgica; Lama, Briard e Eppu Normaali na Finlândia; Rude Kids, Ebba Grön e Göteborg Sound na Suécia; Speedtwins na Holanda; Radio Birdman e The Saints na Austrália; e Restos de Nada, AI-5 e Condutores de Cadáver no Brasil. Mais tarde, o movimento se espalharia pelo mundo todo e até os anos 1980 praticamente todos os países teriam uma cena de punk rock.


O ínicio
CBGB, casa noturna que é considera por muitos como o berço do punk rock, na qual inúmeras bandas iniciaram a sua carreira.
O punk rock surgiu em meados da década de 1970, mas já é possível achar bandas que faziam algo bem próximo já na década de 1960, como os Stooges (faziam músicas simples e tinham atitudes destrutivas, uma característica punk) e o MC5 (primeira banda a juntar agressividade musical com idéias políticas, outra característica típica do punk), ambas as bandas de Detroit e formadas no final dos anos 60. E antes disso, em 1965, o The Sonics fazia algo muito próximo do punk rock, em termos sonoros. Vale a pena citar também o Velvet Underground, outra banda que influenciou bastante a "primeira geração" punk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário